Cuidados pré e pós-operatório
A preparação pré-cirúrgica envolve uma série de etapas, que podem ser iniciados 1 a 3 meses antes da cirurgia (inclusive mais). Esta preparação envolve exames pré-operatórios e orientações específicas para cada tipo de cirurgia e podem incluir mudanças na dieta, reposição de vitaminas e nutrientes, ou mudanças no estilo de vida. Esses cuidados são importantes para o sucesso da cirurgia e a recuperação do paciente.
Eles incluem:
-
Dieta: Seguir uma dieta rica em fibras e leve, e evitar alimentos ricos em gordura e açúcares.
-
Jejum: Cumprir o jejum prescrito pelo médico, que pode incluir não ingerir líquidos.
-
Medicamentos: Seguir as recomendações do médico sobre o uso de medicamentos, incluindo informar sobre todos os medicamentos em uso.
-
Exames: Realizar exames de eletrocardiograma e de risco cirúrgico.
-
Higiene: Hidratar a pele e evitar o uso de maquiagem, perfumes, cremes faciais, joias ou bijuterias. Retirar o esmalte das unhas e o alongamento de cílios.
-
Fumo: Suspender o uso de cigarro e vape por pelo menos um mês antes da cirurgia.
-
Planejamento: Considerar o deslocamento para a cirurgia e alta hospitalar, e ter um acompanhante.
-
Ambiente: Promover descanso e reduzir estímulos que possam causar ansiedade.
O cuidado pós-operatório adequado é fundamental para a recuperação do procedimento.
Nas primeiras 24 horas após a cirurgia: Este é tipicamente o período em que complicações devido à anestesia ou sangramento excessivo são mais prováveis de ocorrer. Descubra se você poderá retornar à clínica se surgirem preocupações.
Atendimento pós-operatório: Dependendo do tipo de atendimento que será necessário, você pode precisar providenciar assistência após a cirurgia. Os pacientes geralmente precisam de ajuda para se vestir, se alimentar e cuidar de outras necessidades pessoais por pelo menos alguns dias.
Restrições após a cirurgia: Atividades como natação, banhos de sol não são recomendadas após a cirurgia. Levantar bolsas pesadas e ficar em pé ou caminhar por longos períodos de tempo pode precisar ser evitado, dependendo do procedimento. Beber álcool também não é recomendado.
Lembre-se que o sucesso da cirurgia, os resultados e a manutenção destes ao longo prazo também dependem de você.
